Governo do Rio sanciona lei que aumenta limite de idade para ingresso na carreira de Policial Militar e Bombeiro

A lei começa a valer nos próximos concursos e a idade limite passou de 30 para 32 anos para entrada na PMERJ e CBMERJ.

Por Samara Tibúrcio

O Governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), sancionou a Lei nº 9.546 que aumenta a idade máxima para admissão no Corpo de Bombeiros Militar (CBMERJ) e Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) de 30 para 32 anos.

De autoria dos deputados Martha Rocha (PDT), Enfermeira Rejane (PCdoB) e Márcio Pacheco (PSC) a medida começa a valer em concursos futuros. Segundo a Polícia Militar a idade do candidato será considerada no ato de inscrição no respectivo concurso. 

Para a realização de um novo concurso PMERJ de soldado é necessário realizar a chamada de todos os remanescentes da seleção de 2014, já que os candidatos aprovados no certame de 2014 não se beneficiam da nova lei. 

A última convocação de aprovados ocorreu dia 23 de dezembro, quando o governador Cláudio Castro, autorizou a convocação de mais 568 aprovados no cargo de soldado no último concurso, realizado em 2014.

Ainda segundo o governador um novo processo seletivo para a PM, para o posto de soldado, será aberto neste ano com expectativa de que duas mil vagas sejam abertas.

A partir de agora, os requisitos para participar do Concurso para soldado da PMERJ são:

  • Idade entre 18 e 32 anos;
  • Ensino médio completo;
  • Altura mínima de 1,60m para mulheres e 1,65m para homens;
  • Carteira Nacional de Habilitação na categoria B ou superior.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

10 + 14 =