Para evitar uso impróprio das redes sociais PCSC cria regras de utilização para agentes

Fica proibido a exibição de equipamentos, divulgação de operações e fotos e vídeos que possam prejudicar a instituição.

Por Samara Tibúrcio

Foi publicada na última segunda-feira (24) no Diário Oficial de Santa Catarina uma resolução que restringe o uso das redes sociais pelos agentes da Polícia Civil. A medida tem como principal objetivo resguardar a imagem da instituição.

Em 2020 aconteceu uma ação similar em São Paulo, mas após uma ação na justiça pelo Sindicato dos Policiais Civis do Estado de São Paulo da região de Santos (SinpolSan) uma liminar declarou inconstitucional o documento.

De acordo com a Polícia Civil a fiscalização das redes será feita pela corregedoria e pelos superiores hierárquicos. Ficam proibidas condutas como a exibição de brasão, equipamentos e propagação de informações falsas. 

Ainda segundo o documento é irregular, “publicar foto, vídeo, áudio ou manifestação escrita, de comportamento pessoal que, embora verse sobre fato praticado fora de serviço e não vinculado à instituição, afete a respeitabilidade do policial civil e seja suscetível de macular o prestígio da função policial exercida”.

Está proibido aos agentes “emitir ou compartilhar opinião que caracterize ou demonstre tolerância a discurso discriminatório ou de ódio, ou que expresse preconceito de qualquer natureza” e “expressar opiniões ou compartilhar informações que possam trazer descrédito à Polícia Civil, prejudicar a sua imagem ou desrespeitar os princípios institucionais da hierarquia e disciplina”.

A delegada Vivian Garcia Selig representante da Associação dos Delegados de Polícia de SC (Adepol-SC) informou que entrou em contato com a Diretoria-Geral da Polícia Civil para discutir algumas questões da resolução e o Sindicato dos Policiais Civis de Santa Catarina (Sinpol-SC) informou que não vai se manifestar antes de se inteirar sobre as novas normas da instituição.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

5 × 5 =