Sistema da Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal é invadido por hackers

Após invadirem o sistema das corporações, a organização criminosa excluiu informações referentes aos condutores do país no banco de dados das instituições.

Por Samara Tibúrcio

No último dia 10 de dezembro o sistema da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal foi invadido por hackers. Eles teriam excluído do sistema informações sobre policiais com dívida ativa com a União. O ataque foi realizado contra diversos órgãos do governo federal e teve como principal alvo o Ministério da Saúde. Até o momento os dados não foram recuperados e o sistema não foi restabelecido.

Ainda não foram identificados os autores da invasão, e tanto a PF como a PRF não se pronunciaram, mas as suspeitam é que a ação tenha partido de algum servidor atuante no governo e que tenha acesso privilegiado ao sistema. Os dados foram excluídos de duas redes de servidores e a principal invasão ocorreu ao Sistema Eletrônico de Informações do Governo Federal.

Oficiais desconfiam que o ataque tenha ocorrido através de um Ransomware (software de extorsão), do qual organizações criminosas invadem sistemas, roubam as informações e depois pedem um resgate para devolver as informações roubadas e criptografadas.

Segundo uma fonte que não quis se identificar: “Muita coisa foi excluída. Existe a expectativa de que tudo volte hoje à tarde, mas ainda não se sabe se o que foi perdido será recuperado”.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

dez − quatro =